DPU sedia seminário sobre trabalho escravo no Rio de Janeiro

Para marcar a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, na próxima quarta-feira (24), a Defensoria Pública da União (DPU) no Rio de Janeiro sediará o II Seminário CETP/COETRAE-RJ “Trabalho Escravo no Estado do RJ: balanço dos retrocessos e perspectivas”.

O evento é aberto ao público e todos estão convidados a participar do debate que acontece a partir das 14h, no auditório da DPU, localizado à Avenida Presidente Vargas, nº 62, Centro – Rio de Janeiro (próximo à Igreja da Candelária e ao Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB).

O dia 28 de janeiro foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo pela Lei 12.064/2009. A data faz referência ao crime que aconteceu em janeiro de 2004 e ficou conhecido como Chacina de Unaí, quando quatro funcionários do Ministério do Trabalho e Emprego foram assassinados durante uma fiscalização em uma fazenda, na investigação de denúncias de trabalho escravo.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), estima-se que ainda existem pelo menos 27 milhões de escravos e escravas em todo o mundo. No Brasil, cerca de 70% dos resgates de trabalhadores ocorreram em atividades rurais. Os dados mais alarmantes referem-se à pecuária, café e madeira. Extrativismo vegetal e carvão vêm logo em seguida, conforme dados oficiais reunidos pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).

GNS/MGM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União

Anúncios

Sobre SPM - Serviço Pastoral dos Migrantes

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) é uma Pastoral Social, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 1985, que promove os direitos humanos, sociais, econômicos, políticos e culturais dos migrantes e imigrantes e comunidades de origem, trânsito e destino.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s