Haitianos no Brasil e sua relação com a comunicação, o consumo e o trabalho

Haitianos no Brasil e a Sua Relação Com a Comunicação, o Consumo e o Trabalho
Escrita por Cristóvão Domingos de Almeida, a obra Haitianos no Brasil e sua relação com a comunicação, o consumo e o trabalho, novo lançamento da PAULUS Editora, tem o objetivo de analisar e compreender um dos fenômenos recentes nos processos migratórios: a vinda de haitianos para o Brasil, estabelecendo conexão com o consumo de mídia como base informacional para o acesso ao mundo do trabalho.
O histórico fluxo migratório haitiano ganhou maior proporção após o terremoto que atingiu o país em 2010. Partindo desse ponto, a obra analisa as motivações desse fenômeno, com o objetivo de compreender as relações estabelecidas pelos haitianos em solo brasileiro, considerando a comunicação, o consumo e o trabalho.
Segundo o autor, na construção da pesquisa foram realizadas entrevistas com dezenove haitianos na cidade de São Paulo, na Missão Paz, instituição filantrópica de apoio e acolhimento a imigrantes e refugiados na capital paulista. As entrevistas semidirigidas, com o propósito de entender melhor a oportunidade de recomeço, foram realizadas durante o segundo semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017.
A obra está dividida em duas partes: a primeira está centrada no desafio de realizar a conexão entre comunicação, consumo e trabalho. Na segunda parte, o autor contextualiza o fenômeno migratório haitiano, as travessias e seus desafios. São apresentados relatos dos sujeitos e suas lutas, reconhecendo a força da rede migratória e solidária, bem como o compromisso do imigrante com o viver e a vida de quem está perto ou longe, mostrando que, no processo migratório, as distâncias também são aproximadas através da resistência e do afeto.
Cristóvão Domingos de Almeida (Poconé – MT, 1974) é pós-doutor e doutor em Comunicação, mestre em Educação e Relações Públicas, professor e pesquisador. Participa dos Grupos de pesquisa IC3/ESPM e CriaNegra/Unipampa. Dedica-se aos estudos sobre comunicação, cidadania, mediações culturais, migrações e relações étnico-raciais.
Paulus
Anúncios

Sobre SPM - Serviço Pastoral dos Migrantes

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) é uma Pastoral Social, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 1985, que promove os direitos humanos, sociais, econômicos, políticos e culturais dos migrantes e imigrantes e comunidades de origem, trânsito e destino.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s