32ª Missão do Migrante em Padre Paraiso Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais-MG 21 a 28 de janeiro de 2017.

A 32ª Missão do Migrante no Município de Padre Paraiso, nordeste de Minas Gerais, foi um turbilhão de despertar para a população local, suas comunidades rurais, suas famílias e para os missionários e missionárias que vieram de toda a diocese de Araçuaí e de outras regiões. As atividades, desde o momento de formação, com mais de 150 missionários e missionárias, até a conclusão com os resultados, foram ações se propunha, à organizar as comunidades, a despertar sua consciência crítica sobre o sistema que os oprime, a resistir contra a violação de seus direitos, a fortalecer suas culturas e religiosidade, sua identidade, a buscar alternativas de trabalho e vida digna.

Havia a preocupação também, de se alimentar o surgimento e multiplicação de novas lideranças comunitárias entre os trabalhadores e suas famílias. A presença do bispo diocesano de Araçuaí, Dom Marcelo Romano, foi um grande indicador de compromisso com a Missão no Vale do Jequitinhonha.  O mesmo em diálogo com a equipe do secretária nacional do SPM, manifesta ardor missionário com a causa migratório e é de iniciativa dele, participar da equipe da Pastoral do Migrante no VALE. “Gosto de ser discreto, porém, presente nas comunidades, sem tirar a autonomia dos padre, mais essa presença também alimenta minha Fé, antes de me torna bispo, sou padre e missionário”. Continua dizendo, “ A missão em janeiro é ponto de partida e não de chegada, ainda temos a Semana do Migrante, em Junho, que o SPM prepara os matérias, e a semana missionária, em outubro.” Isso nos remete a fala do Papa Francisco e ao hino da CF 2016, Tudo está, interligado, como se fossemos um, tudo está interligado, nesta casa comum…

Havia, missionários da Paraíba, São Paulo, Chile, de toda diocese de Araçuaí e um número significativo da Igreja de Padre Paraiso, onde frei Natalino, pároco na ocasião, abraçou o desafio e apoio com muito esmero essa missão, dando-nos condições naqueles dias. Não podemos deixar de aplaudir os sacerdotes que estiveram presentes na ocasião e principalmente a comunidade local, que acolheu a todos e todas sem distinção, em suas casas.

Estar na missão em Padre Paraíso-MG, com seu povo tão bonito e acolhedor. Nos permite, denunciar, que as riquezas da região, concentra-se nas mãos do latifúndio monocultor, de imensos cultivos de eucaliptos, da mineração, que vem desde o Brasil Colônia, os quais vem causando impactos negativos, sociais e ambientais e que consequentemente, provoca a migração forçada das famílias camponesas para corte de cana, colheita do café em Minas e São Paulo e outros lugares, como Belo Horizonte e as cidades do interior Paulista, onde a juventude se apresenta como umas das principais vítimas dessa situação.

 

Nas visitas encontramos muitas famílias em que só os pais vivem na comunidade, e os filhos, algumas vezes ainda sem atingir a maioridade migram para o Sul e Sudeste do país, em busca de trabalho. Em contraponto o povo do Vale nos deixou muitas lições, de alegria, beleza, simplicidade, acolhida e resistência. Um povo que luta pra viver na sua região, cheios de esperança de terem um Vale, onde todos possam viver com dignidade e ser feliz.

O trabalho pastoral é realizado nas igrejas de forma voluntária e é orientado pelas exigências do serviço, diálogo e anúncio do testemunho. São pequenos gestos cotidianos ou projetos de promoção humana que buscam defender a vida, promover a paz e alicerçar a sociedade na justiça.

Foto e Texto

Miguel Ahumada e Roberto Saraiva (SPM)

.

 

Anúncios

Sobre SPM - Serviço Pastoral dos Migrantes

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) é uma Pastoral Social, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 1985, que promove os direitos humanos, sociais, econômicos, políticos e culturais dos migrantes e imigrantes e comunidades de origem, trânsito e destino.
Esta entrada foi publicada em Notícias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s