Torcedores de Gana pedem refúgio ao Brasil em meio à Copa do Mundo

 

 

Promessa de emprego no sul do país e conflitos violentos entre grupos muçulmanos no país africano atraíram ganenses

  

Com visto de turista para acompanhar a Copa do Mundo, cerca de 180 torcedores de Gana apresentaram pedido de refúgio à Polícia Federal na cidade de Caxias do Sul (RS), entre 3 de julho e esta quinta-feira (10/07). Após o encerramento do Mundial, a PF estima que o número de pedidos possa aumentar a mais de mil, segundo a Agência Brasil.
A promessa de emprego tem sido um dos principais atrativos do sul do país, aponta o delegado Noerci da Silva Melo, chefe da delegacia da PF em Caxias do Sul, à agência estatal. De acordo com o Ministério da Justiça, o fato de os torcedores terem entrado no Brasil a partir de um visto de turista e terem apresentado pedido de refúgio posteriormente não influenciará na decisão de concessão.

Segundo Melo, muitos ganeses estão “fugindo de conflitos violentos entre diferentes grupos muçulmanos”.  A legislação brasileira prevê que pode pedir refúgio o estrangeiro que se sentir perseguido ou tiver seus direitos ameaçados.

Além disso, a região da Serra Gaúcha oferece diversos abrigos temporários a estrangeiros. Citada pela Al Jazeera, Vanessa Perini Moojen, do centro de suporte a imigrantes da Igreja Católica Romana, disse que muitos ganeses passam por “situações de ameaça às suas vidas” e “sentem que podem encontrar trabalho e melhores condições no Brasil”.

Na Copa, Gana fez parte do Grupo G e jogou contra Alemanha, Estados Unidos e Portugal, mas acabou sendo eliminada na primeira fase.

 http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/35987/torcedores+de+gana+pedem+refugio+ao+brasil+em+meio+a+copa+do+mundo.shtml

Redação | São Paulo – 11/07/2014 – 15h15

Sobre SPM - Serviço Pastoral dos Migrantes

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) é uma Pastoral Social, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 1985, que promove os direitos humanos, sociais, econômicos, políticos e culturais dos migrantes e imigrantes e comunidades de origem, trânsito e destino.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s