Migração e Liberdade   Lema: Migrar é direito: Tráfico Humano é Crime!

+ Jose Ferreira Salles – Presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes – Diocese de Pesqueira – Pernambuco 

Com o tema “Migração e Liberdade” e o lema “Migrar é direito. Tráfico humano é crime!”, a 29ª Semana do Migrante nos oferece uma oportunidade importante para refletir, questionar e fazer ações de prevenção, denúncia e de resgate da dignidade e cidadania das muitas pessoas que são aliciadas e se tornam vítimas do tráfico humano.

Em tempo de megaeventos esportivos no Brasil, a Semana do Migrante traz à luz o drama do tráfico de pessoas, abordando o assunto em consonância com a CF/2014, mesmo porque as vítimas, conforme dados oficiais, são pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica em processo de migração. Esta realidade deve nos desinstalar de nosso bem-estar, da zona de conforto que nos faz indiferentes ao sofrimento dos migrantes que são violados em sua dignidade e liberdade de filhos e filhas do Criador.

A imagem do cartaz faz pensar na migração como direito e ato de liberdade, enquanto que o tráfico de pessoas é prática que viola a dignidade humana, escravizando, explorando e atingindo, em sua maioria, mulheres, jovens e crianças, para atividades sexuais forçadas, remoção de órgãos e trabalho escravo, degradante ou em condições ilícitas e precárias. Cientes desse cenário de dor, temos o compromisso ético de reivindicar políticas públicas e garantia de meios para que essas pessoas sejam resgatadas, acolhidas e reinseridas na família e na sociedade.

Migrar é direito, traficar pessoas é um crime, um problema social grave e, lamentavelmente, uma prática em muitos países e “uma vergonha para as nossas sociedades que se dizem civilizadas”, como afirmou o Papa Francisco.

O encontro da Samaritana com Jesus à beira do poço de Sicar ensina que todos nós queremos ser acolhidos, amados, valorizados, compreendidos, aceitos. Mas para chegar a esse grau de maturidade no relacionamento humano-afetivo há que superar e combater o preconceito e a discriminação nos seus diferentes âmbitos com ações de enfrentamento ao tráfico humano, onde mais de 80% são mulheres.

As pessoas traficadas devem ser vistas na condição de vítimas e dessa forma, receber amparo dos direitos humanos. Como cristãos, nossas atitudes, a exemplo do Mestre, devem ser de acolhida, misericórdia e solidariedade, porque em cada migrante está impressa a imagem do próprio Cristo. Por isso, ao acolhê-los temos, como nos ensina o Papa Francisco, “uma oportunidade que a Providência nos oferece para contribuir na construção de uma sociedade justa, de uma democracia completa, de um país inclusivo, de um mundo mais fraterno e de uma comunidade cristã mais aberta, de acordo com o Evangelho”.

Amados migrantes! Queridos irmãos e irmãs na fé! Mantenham viva a esperança de que um futuro melhor está reservado também a vós. Em vossos caminhos, possamos encontrar pessoas generosas capazes de práticas de acolhida, solidariedade e fraternidade. Abraço aqui as palavras do Papa Francisco e as faço minhas: “Para todos vós e para aqueles que dedicam suas vidas e suas energias ao vosso lado eu prometo a minha oração e concedo de coração a minha Bênção Apostólica”.

 

 

Convidamos-lhes a participar da Missa do Migrante, dia 22 de Junho, às 11:00, Catedral da Sé, São Paulo-SP. A missa será transmitida, ao vivo, pela Rádio 9 de Julho. AM 1600.

Sobre SPM - Serviço Pastoral dos Migrantes

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) é uma Pastoral Social, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 1985, que promove os direitos humanos, sociais, econômicos, políticos e culturais dos migrantes e imigrantes e comunidades de origem, trânsito e destino.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s