SENADOR APELA POR AJUDA A REFUGIADOS IMIGRANTES NO ACRE

O senador Jorge Viana (PT-AC) vai pedir à presidenta Dilma Rousseff que envie uma equipe interministerial para a cidade de Brasileia (AC), a fim de tratar da situação de refugiados do Haiti, Senegal, Bangladesh e República Dominicana que estão na cidade. Viana disse ter conversado com os ministros de Relações Exteriores, Antonio Patriota, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, e eles se comprometeram a tomar providências.

“A situação é da maior gravidade. Vou pedir na terça-feira à presidente Dilma que mande uma equipe lá, de vários ministérios. Seria bom que o ministro da Justiça fosse lá ver. O governo do estado não tem condição de lidar com os refugiados, precisa de uma ação coordenada do Ministério da Justiça e de Relações Exteriores”, disse o senador em discurso no plenário do Senado.

Jorge Viana ressaltou que uma rota de tráfico de pessoas foi identificada na região e que a ajuda aos imigrantes é uma questão de humanidade. Ele contou casos de mulheres grávidas e pessoas saqueadas durante a viagem, que não têm nenhum dinheiro ou condição de sobreviver no Brasil. “É uma situação que eu nunca vi. Fui governador do estado e nunca vi nada parecido. É a feição humana da miséria”, disse.

Segundo o senador, são pessoas muitas vezes qualificadas, que falam vários idiomas e que são mandadas pela família para se estabelecerem no país e ajudarem os demais. A rota passa por Equador, Bolívia e Colômbia e muitos deles não ficam no Brasil, porque têm como destino final a Guiana Francesa.

Agência Brasil

http://www.ofluminense.com.br/editorias/pais/plantao/senador-apela-por-ajuda-refugiados-imigrantes-no-acre

Sobre SPM - Serviço Pastoral dos Migrantes

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) é uma Pastoral Social, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 1985, que promove os direitos humanos, sociais, econômicos, políticos e culturais dos migrantes e imigrantes e comunidades de origem, trânsito e destino.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s