Seas e Pastoral de Imigrantes aguardam cerca de 350 haitianos em Manaus

04 Abr 2012 . 18:30 h . Bruno Tadeu

Segundo o Padre Gelmino Costa, da Paróquia de São Geraldo, a cidade está há um mês e meio sem receber imigrantes e muitos já saíram do Amazonas para outros estados.
Manaus – A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) desconhece a decisão do Governo Federal de receber 600 haitianos que estavam barrados em Tabatinga, na fronteira amazônica do País, conforme notícia veiculada no jornal Folha de São Paulo desta quarta-feira (4).
A Pastoral de Imigrantes do Estado comunicou que são aguardados em Manaus cerca de 350 haitianos, que receberiam vistos para vir a capital amazonense gradativamente. Não há datas definidas quanto a locomoção até Manaus.
De acordo com o Padre Gelmino Costa, da Paróquia de São Geraldo, que acolhe e dá assistência aos haitianos em Manaus, a pastoral está pronta para receber os imigrantes esperados. “Eles não vão chegar todos de uma vez. Eles chegam de manhã, e o dia inteiro nós vemos como locar essas pessoas”, esclareceu.
Padre Gelmino estima que aconteça o mesmo processo de inclusão que aconteceu no início do ano. “Em janeiro e fevereiro, muitos haitianos foram locados para casas de outros haitianos. Parte dos que vêm farão isso, outros irão para centros comunitários”, informou Gelmino, que estima menos de 4 mil imigrantes do Haiti em Manaus.
Segundo padre, a cidade está há um mês e meio sem receber imigrantes e muitos já saíram do estado. Ele revelou que aproximadamente 40 haitianos estão pedindo visto em Porto Príncipe, capital do Haiti, para desembarcar em solo amazonense.
A Seas reiterou que cerca de 350 haitianos devem chegar a Manaus a qualquer momento e que o trabalho de assistência aos imigrantes, como a entrega de kits emergenciais, colchonetes e alimentação, permanecerá.

http://www.d24am.com/noticias/amazonas/seas-e-pastoral-de-imigrantes-aguardam-cerca-de-350-haitianos-em-manaus/54968

Sobre SPM - Serviço Pastoral dos Migrantes

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) é uma Pastoral Social, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 1985, que promove os direitos humanos, sociais, econômicos, políticos e culturais dos migrantes e imigrantes e comunidades de origem, trânsito e destino.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s