Dom Enzo, um pastor dos migrantes

Dom Crescenzo Rinaldini, mais conhecido como Dom Enzo, veio a falecer na madrugada desta segunda -feira, 24 de Outubro de 2011, em Belo Horizonte, onde estava em tratamento contra o câncer de próstata. Dom Enzo atuou na Diocese de Araçuaí-MG por mais de 50 anos como padre, bispo e bispo emérito. Dedicou- se às missões populares, formação de religiosos, estudos, fundação de colégios, entidades populares,comunidades rurais e urbanas em um trabalho pastoral fecundo de

transformação social.

Missionário incansável, Dom Enzo foi o primeiro presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM. Visitava, lutava, sonhava e rezava com os trabalhadores e trabalhadoras migrantes do Vale do

Jequitinhonha-MG nos grandes centros urbanos, no eito dos cafezais, laranjais, carvoarias e canaviais. Ajudou a elaborar e executar as linhas e diretrizes gerais da Pastoral dos Migrantes. Natural de Gardone, região da Breschia, Itália, Dom Enzo faleceu aos 86 anos de vida dedicados à missão e a experiência do evangelho.

Brincalhão e acolhedor, recebia as pessoas com festa, carinho e respeito. Contribuiu muito com suas criatividades, ideias e práticas transformadoras sempre em prol da organização popular, da vivência da fé, da formação de lideranças e o fortalecimento das comunidades de base.

O Serviço Pastoral dos Migrantes foi um dos beneficiários da fé e das ações de Dom Enzo, que, agora descansa junto ao Pai Celestial, ora e vela pelos bons frutos de nosso trabalho junto aos migrantes.

Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM

24 de Outubro de 2011

Anúncios

Sobre SPM - Serviço Pastoral dos Migrantes

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) é uma Pastoral Social, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 1985, que promove os direitos humanos, sociais, econômicos, políticos e culturais dos migrantes e imigrantes e comunidades de origem, trânsito e destino.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s