PF barra desembarque de 19 nigerianos no país

Brasil
Publicado em 27/09/2011

Nove nigerianos que querem entrar no Brasil estão desde o dia 19 em um  navio mercante de bandeira turca Yasa Kaputan Erbil, no qual embarcaram clandestinamente, na baía de Paranaguá (PR). Eles devem pedir asilo político no país. Entretanto, a Polícia Federal não vai autorizar a entrada.
O delegado Jorge Fayad  garante que o desembarque não será permitido, segundo a Agência Brasil.  “Não sabemos quem são e nem se têm antecedentes criminais. É também questão de saúde pública, não sabemos se são portadores de alguma doença infectocontagiosa”, disse.
Ainda segundo Fayad, um dos nigerianos foi  reconhecido pela própria polícia, apesar de não portar documentos. “É a 18ª vez que ele tenta entrar no Brasil e já criou muita confusão por aqui.” O delegado afirma que  a situação no navio é de normalidade, apesar da greve de fome. “Eles ficaram 11 dias sem alimentação e em situação degradante, mas ocasionada por eles mesmos.” Representantes da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB visitaram o navio e disseram que as condições são precárias. Os nigerianos estariam  agressivos, e o comandante foi obrigado a colocá-los em salas separadas, que parecem gaiolas, sem banheiro e sem ventilação adequada.
A representante da empresa responsável pelo navio,  Taciane Lacerda, disse que a companhia está seguindo as determinações da PF e busca solução para o impasse.
Vista do porto de Paranaguá, onde nigerianos tentam desembarcar
Albari Rosa/Folhapress
Anúncios

Sobre SPM - Serviço Pastoral dos Migrantes

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) é uma Pastoral Social, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 1985, que promove os direitos humanos, sociais, econômicos, políticos e culturais dos migrantes e imigrantes e comunidades de origem, trânsito e destino.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s