França e Itália propõem modificações nas regras de imigração

O premiê italiano, Silvio Berlusconi, conversa com o presidente francês, Nicolas Sarkosy, durante cúpula em Roma. Foto: AFP
O premiê italiano, Silvio Berlusconi, conversa com o presidente francês, Nicolas Sarkosy, durante cúpula em Roma
Foto: AFP

Os governos da França e da Itália propuseram nesta terça-feira modificar o Tratado de Schengen, que estabelece a livre circulação de pessoas, uma consequência direta da atual crise migratória a partir do norte da África.

Ao fim da cúpula bilateral ítalo-francesa realizada nesta terça-feira em Roma, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, explicou que durante seu encontro com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, os dois acordaram pedir “maior solidariedade” aos sócios comunitários para enfrentar a crise migratória.

“Falamos de Schengen. As coisas têm de ser reguladas entre os países amigos, tendo como base o direito existente. Ninguém quer negar Schengen, mas em circunstâncias excepcionais acordamos que pode haver variações que têm de serem trabalhadas de modo conjunto”, comentou Berlusconi à imprensa. “Por ano, a França recebe mais de 50 mil imigrantes. A Itália recebeu, ao contrário, em média 10 mil. O esforço da França foi cinco vezes superior ao da Itália, somos conscientes disso”, acrescentou.

O chefe do governo italiano explicou que desta cúpula sairá uma carta comum que a Itália e França enviarão ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, pedindo uma “maior solidariedade” aos sócios e a colaboração em medidas de apoio aos países do sul do Mediterrâneo.

Sarkozy, que expressou a proximidade do povo francês com o italiano diante da emergência migratória enfrentada com a chegada de mais de 26 mil imigrantes ilegais do norte da África em 2011, indicou que o desejo da França é que “Schengen continue vivo, mas que para isso precisa ser reformado”.

A cúpula ítalo-francesa realizada nesta terça-feira em Roma, na qual participaram os ministros do Interior, Economia e Exteriores dos dois países, resultou “muito, muito positivo”, segundo explicou Berlusconi. “França e Itália convergiram sobre todos os temas discutidos, situação na Líbia, no Mediterrâneo, migração e cooperação com o norte da África”, indicou o chefe do governo italiano.

“Decidimos trabalhar juntos nas relações com o Governo da Tunísia para a vigilância do litoral e diminuir o volume de imigração”, indicou Berlusconi, que explicou que o presidente francês compartilha a intenção dissuasória das medidas tomadas por seu governo para impedir que mais tunisianos se joguem ao mar em direção ao litoral italiano.

Fonte: Terra, 26/04/2011.

Anúncios

Sobre SPM - Serviço Pastoral dos Migrantes

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) é uma Pastoral Social, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 1985, que promove os direitos humanos, sociais, econômicos, políticos e culturais dos migrantes e imigrantes e comunidades de origem, trânsito e destino.
Esta entrada foi publicada em Imigrantes, Notícias com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a França e Itália propõem modificações nas regras de imigração

  1. daniel pardinho diz:

    isso que dá quando homens que se acham os donos do mundo se reunem, e decidem quem consiguirá lutar por uma vida digna, pois quando estabelem barreiras comtra imigração estão proibindo as pessoas de lutarem por mais alimento, por uma vida melhor, pelo direito de sobreviver num mundo cruel refém do modo de produção capitalista, que visa somente o quanto vale, o qunato posso ganhar com isso. Pessoas morrenso de fome ” será que podemos vender pra eles”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s