Mais de 250 mil deixam Líbia e vão para Tunísia; migração preocupa

SAMY ADGHIRNI

ENVIADO ESPECIAL A TÚNIS

A pequena Tunísia ainda se recuperava da revolução que derrubou o ditador Zine El Abidine Ben Ali quando foi atingida de surpresa por uma crise migratória.

Mais da metade dos 250 mil estrangeiros que deixaram a Líbia foram para a Tunísia, encontrando um país governado por regime de transição e fragilizado pela revolução.

O Exército montou instalações para atender refugiados nos dois principais postos de fronteira com a Líbia -Ras Jedir, perto do litoral, e Dehiba, no deserto do Saara.

O fator fundamental para a manutenção do campo é a generosidade da população local. Cidadãos tunisianos se mobilizaram com a chegada dos primeiros refugiados.

Carros, vans e caminhões com alimentos, cobertores e remédios tomaram as estradas, exibindo bandeiras da Tunísia. Nas cidades do sul os depósitos de doações estão quase saturados.

Os esforços foram elogiados por EUA, Europa e ONU. Um coronel tunisiano, porém, disparou contra a comunidade internacional, resumindo sentimento geral.

“A ONU deu barracas, mas tudo o que há dentro vem dos tunisianos. Não precisamos de elogios, mas de mais dinheiro para para fretar voos e repatriar esses migrantes.”

Fonte: Folha de S. Paulo, 13/03/2011.

Anúncios

Sobre SPM - Serviço Pastoral dos Migrantes

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) é uma Pastoral Social, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 1985, que promove os direitos humanos, sociais, econômicos, políticos e culturais dos migrantes e imigrantes e comunidades de origem, trânsito e destino.
Esta entrada foi publicada em Imigrantes, Notícias com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s