Escola de samba é alvo de ataque racista

Vinícius Dominichelli

do Agora

“Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo: a capital do Nordeste.” A escolha do samba-enredo da Acadêmicos do Tucuruvi, que fala sobre o povo nordestino que mora na cidade de São Paulo, fez com que a escola recebesse oito e-mails anônimos preconceituosos.

“Três deles foram graves, insultando o povo nordestino”, afirma o presidente Hussein Abdol El Selam, o Seo Jamil. Em uma das mensagens, a pessoa diz ter nojo do samba e sugere que a escola desfile o enredo no Nordeste. “Registramos um boletim de ocorrência na Decradi [Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância] sobre um e-mail e amanhã [hoje] vamos registrar outro”, diz. A polícia deve instaurar inquérito para investigar o caso.

“Me mostre onde a capital do Nordeste é São Paulo. Vocês deveriam ser proibidos de desfilar numa avenida da minha cidade com um enredo nojento e racista desses”, diz um dos e-mails recebidos. “Esse samba enredo desrespeita o Estado, que carrega esse lixo de país nas costas”, afirmava outra mensagem.

Fonte: Portal UOL, 27/12/2010.

Anúncios

Sobre SPM - Serviço Pastoral dos Migrantes

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) é uma Pastoral Social, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 1985, que promove os direitos humanos, sociais, econômicos, políticos e culturais dos migrantes e imigrantes e comunidades de origem, trânsito e destino.
Esta entrada foi publicada em Migrantes urbanos, Notícias com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s