3º Encontro Interprovincial do Movimento Leigo Scalabriniano define diretrizes

Leigos e leigas scalabrinianos estiveram reunidos em Curitiba-PR, do dia 29 de abril a 2 de maio, no 3º Encontro Interprovincial do Movimento Leigo Scalabriniano (MLS) da Área Sul-americana. O objetivo do encontro foi celebrar a vida e dar continuidade ao aprofundamento da dimensão vocacional e ao compromisso com a cidadania plena no seguimento a Jesus Cristo, do jeito de Scalabrini, a serviço dos migrantes. O tema do encontro foi: Memória e Missão e o lema: “E voltaram para Jerusalém” (Lc. 24,13-35).

Participaram do evento 95 pessoas provenientes do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Bolívia, das quais 16 representantes da Província São José, 37 da Província São Pedro e 35 da Província São Paulo. O 3° Encontro Interprovincial do MLS foi marcado por momentos fortes de celebração, pela alegria, descontração e disponibilidade de avançar na definição de linhas comuns para a Área Sul-americana. Foram traçadas algumas diretrizes para o fortalecimento da comunhão na diversidade e confirmando a identidade do(a) leigo(a) como presença importante no âmbito da Família Scalabriniana no serviço junto  aos migrantes.

CARTA DE CURITIBA

DEFINIMOS QUE:

  1. O MLS é um Movimento constituído por leigos que vivem sua vocação na fidelidade a Jesus Cristo, inspirados em João Batista Scalabrini a serviço da pessoa migrante. No processo de admissão de um novo membro ao MLS se reconhece a importância do diálogo com a diversidade em uma perspectiva de abertura integradora e também o trabalho e a família como realidades de santificação. Buscar-se-á evitar a elitização do Movimento e a discriminação de toda origem.
  2. Considera-se obrigatório a participação de um itinerário de formação específica para fazer parte do MLS. Este itinerário contempla uma fase inicial e outra permanente, inspirado na Palavra de Deus, Scalabrini, realidade migratória e Doutrina Social da Igreja.
  3. A Espiritualidade Encarnada própria do MLS considera também alguns binômios importantes: Eucaristia-justiça, Congregação-Diocese, oração-missão, serviço aos migrantes/agentes de comunhão (universalidade, catolicidade, diálogo inter-religioso e ecumenismo), migração internacional-realidade migratória local (montanha, casa e caminho).
  4. O MLS reconhece que a missão é a razão do existir e do agir do Leigo (a) Scalabriniano (a) na sociedade onde vive com sua família, na opção pelos mais vulneráveis.
  5. No âmbito das comunicações, assume-se o intercâmbio local e internacional de informações e notícias como uma prioridade do MLS.
  6. O MLS quer atuar em rede com outras organizações em uma perspectiva de colaboração interinstitucional, em vista da promoção e defesa dos Direitos Humanos e da dignidade da pessoa do migrante.
  7. Quanto à relação do MLS com a Congregação dos Missionários de São Carlos Borromeo – Scalabrinianos: a) no que se refere à Coordenação do MLS, a tarefa é dos Leigos (as); b) a Congregação põe sacerdotes à disposição do MLS como garantia de comunhão e fidelidade ao Carisma; c) o papel do sacerdote assessor do MLS é de Diretor espiritual e garantia de unidade.

Considerando estas linhas mestras, cada Província buscará definir um instrumento de trabalho que facilite a construção da identidade, pertença e caminhada do MLS, em comunhão com a Igreja da América Latina e Caribe neste tempo de missão Continental.

Anúncios

Sobre SPM - Serviço Pastoral dos Migrantes

O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) é uma Pastoral Social, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 1985, que promove os direitos humanos, sociais, econômicos, políticos e culturais dos migrantes e imigrantes e comunidades de origem, trânsito e destino.
Esta entrada foi publicada em Setores do SPM com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s